O que fazer para conservar o alface na geladeira e não murchar

Com certeza você já comprou uma sacola de verduras mistas e antes de comer descobriu que se transformou em um saco de limo verde. A chave para manter as verduras frescas e frias em vez de moles e viscosas é mantê-las livres de excesso de umidade (incluindo o molho de salada ), e a maneira mais fácil de fazer isso envolve a humilde toalha de papel.

Aqui em casa comemos muita salada e por isso tento sempre descobrir formas diferentes de conseguir manter a alface crocante por mais tempo, assim evitar aquela ida toda semana ao mercado para garantir folhas sempre fresquinhas.

Continua depois da publicidade

Dessa vez descobri essa técnica que não é muito diferente do que eu já costumo fazer com a alface inteira, a diferença dessa técnica é que você pode deixar as folhas picadas e lavadas prontas para serem usadas na geladeira sem perder a crocância das folhas.

Há duas maneiras diferentes de manter a salada fresca por mais tempo usando toalhas de papel.

Continua depois da publicidade

Se você estiver usando uma cabeça de alface, pique-a em pedaços pequenos. Se você estiver usando folhas higienizadas e embaladas, compradas no supermercado você geralmente não precisará cortá-las ainda mais. Lave a salada, em seguida, coloque-os através de um secador de salada para obter o máximo de água possível.

Em seguida, espalhe os verdes sobre algumas camadas de papel toalha e deixe-os secar um pouco antes de enrolá-los nas toalhas de papel, prendendo as extremidades do rolo de toalha com elásticos e guardá-lo na gaveta da sua Brastemp. Você pode trocar as toalhas de papel por dia para obter melhores resultados.

Continua depois da publicidade

Outro método? Prepare e salpique suas folhas como no primeiro método. Em seguida, coloque a sua salada em uma tigela, recipiente Tupperware ou saco de plástico vip e adicione uma toalha de papel ou dois para o topo. A toalha de papel vai tirar o excesso de umidade dos verdes para que nada fique encharcado. Você deve trocar as toalhas de papel se elas ficarem muito saturadas de umidade.

Por último, se você quiser fazer uma salada grande que você sabe que terá sobras, pense à frente. Não adicione o molho para salada diretamente na sua saladeira e mantenha as coberturas ao lado, adicionando o molho e as coberturas às suas porções individualmente.

Continua depois da publicidade

Guarde as sobras de folhas usando um dos métodos acima e armazene os mix que precisam ser refrigerados (como molho, vegetais picados e queijo) em um recipiente separado.

Seguindo essas dicas do blog, a sua alface pode durar até 12 dias. Essa dica é maravilhosa!! Você sempre terá salada fresca e crocante na geladeira!!

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade