Os 5 Óleos Essenciais Mais Úteis e Como Misturá-los

Novo no mundo dos óleos essenciais e não sabe por onde começar? Construa um kit com cinco óleos essenciais para iniciantes e comece a misturar suas próprias misturas de óleos essenciais para combater dores de cabeça, resfriados e muito mais.

Óleo da árvore do chá (melaleuca)

O óleo da árvore do chá, também chamado de melaleuca alternifolia, é nativo da Austrália e é mais conhecido por seus benefícios anti-sépticos. Pode ser aplicado a picadas de insetos, pequenas feridas e infecções fúngicas, misturado com produtos de limpeza e cremes para combater a acne e até mesmo adicionado à água para uso como limpador doméstico.

Continua depois da publicidade

Óleo de hortelã-pimenta

Um óleo refrigerante que é brilhante e refrescante, o óleo essencial de hortelã-pimenta tem uma variedade de usos. Quando aplicado topicamente em um óleo transportador (para evitar irritação da pele), pode aliviar dores de cabeça, dores musculares e até mesmo repelir mosquitos. Quando difundido , também pode minimizar resfriados e tosses. E quando ingerido, pode até ajudar com indigestão e náusea. Você pode até mesmo adicionar uma gota de hortelã-pimenta à sua água de limão para enxaguar a boca.

Óleo de lavanda

A alfazema é uma das mais apreciadas plantas com flores terapêuticas (pense em raminhos bem colocados, sachês de lavanda e misturas de óleo de massagem) devido às propriedades calmantes e relaxantes de seus terpenos (moléculas fragrantes também encontradas na cannabis). Na forma de óleo essencial, a lavanda provou melhorar o sono e reduzir a ansiedade em pacientes com doença arterial coronariana e pode ser adicionada à água do banho, borrifada em lençóis ou tocada nas têmporas quando misturada com um óleo transportador.

Continua depois da publicidade

Óleo de eucalipto

Destilado a partir de árvores de eucalipto, o óleo de eucalipto é usado há muito tempo na medicina alternativa como um remédio natural para problemas respiratórios como asma, bronquite e tosse. Também pode aliviar o congestionamento, reduzir a dor e combater a inflamação. Misture algumas gotas de eucalipto com um óleo transportador e aplique-o na garganta, peito ou nuca para ajudar a aliviar os sintomas ou gargareje algumas gotas misturadas com água para combater o mau hálito.

Óleo de limão

Óleos cítricos – sejam bergamota, laranja, ou limão são ideais para revitalizar os sentidos e melhorar o humor quando difundidos ou aplicados na pele. O óleo de limão, em particular, também é um ótimo purificador e pode até mesmo ser usado para polir móveis de madeira, proteger móveis de couro e remover estágios iniciais de manchas de prata.

Continua depois da publicidade

Mistura de óleo essencial

Dores de cabeça
Por si só, o óleo de hortelã – pimenta é ótimo para dores de cabeça porque contém mentol, que pode ajudar a relaxar os músculos e minimizar a dor.Adicione lavanda para ajudar a aliviar uma causa comum de músculos tensos: sentimentos de estresse. Misture o duo com um óleo transportador e aplique nas suas têmporas e na nuca.

Energia
Revigorar-se quando você está se sentindo cansado, para baixo ou desmotivado com uma mistura de Peppermint , Lemon e Rosemary .Todos os três óleos são picantes e edificantes, e o alecrim pode ajudar a acalmar os nervos e combater a fadiga. Misture uma gota de cada óleo com um óleo transportador, aplique nos pulsos ou nas mãos e inspire.

Continua depois da publicidade

Resfriados
Combine Eucalipto com Tea Tree e Lemon para obter uma mistura de óleo essencial que é energizante (graças ao limão), antibacteriana (devido à árvore do chá) e estimula a respiração clara (com a ajuda do eucalipto). Adicione várias gotas de cada óleo ao seu difusor, ou coloque algumas gotas em suas mãos enquanto estiver no chuveiro, traga para o nariz e respire profundamente. Você também pode adicionar a mistura à água e pulverizá-la em superfícies que transportam germes em sua cozinha e banheiro.

Sono
Misture lavanda , gerânio e Ylang Ylang se você precisar de um sono mais tranqüilo. Além das propriedades relaxantes da lavanda, o gerânio acalma os nervos e diminui os sentimentos de estresse e o ylang ylang promove vibrações positivas.Você pode adicionar algumas gotas da mistura às suas fronhas e roupas de cama, usar de três a quatro gotas em um difusor ou adicionar a mistura à água do seu banho.

Continua depois da publicidade

Sentindo preguiça?
Se você quiser fazer uma compra única e acabar com ela, experimente o pacote de introdução de óleo da Quinta Plantação, que inclui uma garrafa de 50 ml de óleo de melaleuca, 50 ml de óleo de eucalipto, 25 ml de óleo de lavanda e 25 ml de óleo de hortelã. Todos os óleos são 100% puros e não contêm adulterantes.



Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade