Sabão em barra caseiro. Veja essa receita com óleo de cozinha usado. Rápida, prática e fácil de fazer!!

Sabe aquele óleo de cozinha que sobrou das frituras e não tem mais utilidade no preparo dos alimentos? Pois é, ele ainda pode ser utilizado para a confecção do sabão caseiro em barra, muito eficiente na limpeza de roupas e uso geral na nossa casa.
E isso pode demorar menos que meia hora do seu tempo e, pode ter certeza, esse será o melhor sabão da sua vida, e claro, além de ser totalmente biodegradável e econômico!

Receita caseira de sabão em barra

Ingredientes:

Continua depois da publicidade
  • 500ml de água fervente
  • 1 litro de óleo de cozinha (coado)
  • 250g de soda cáustica

Modo de preparo:

  • Coloque a água para ferver
  • Antes de levantar fervura, retire do fogo e adicione a água à soda cáustica (mas mantenha distância e cuidado, pois podem ocorrer pequenas explosões de gases nessa fase do processo). Espere, sempre mexendo, até que a soda derreta
  • Depois de dissolvida, adicione o óleo de cozinha usado (deve estar coado – com um pano de prato ou peneira bem fina – para que não sobre nenhum resíduo)
  • Continue mexendo até a mistura ficar homogênea e um pouco mais grossa.
  • Depois de pronto, despeje o produto em uma forma que tenha em casa e que esteja forrada com saco plástico. Leve para o sol e espere secar
  • Aguarde mais 10 dias e pode usar

Atenção!!

Dois cuidados importantes devem ser tomados no preparo do sabão. O primeiro é na mistura dos ingredientes, que deve ser feita em vasilha plástica. E para mexer os ingredientes não pode ser utilizada colher de metal, e sim de madeira. Não se pode usar nada de metal em nenhum momento do processo, pois ele pode reagir com a soda cáustica.

Continua depois da publicidade

O mais importante disso tudo é o fator ecológico. Reciclar óleo de cozinha velho é livrar o meio ambiente de um dos contaminantes mais comuns e destrutivos da atualidade. Dados das principais companhia de água e esgoto do Brasil, estimam que a cada litro de óleo de cozinha descartado de forma incorreta, 20 mil litros de água potável podem ser poluídos.

Com o pouco que fizemos contribuímos com o nosso meio ambiente. Fazer sabão com óleo usado é cuidar do noso planeta!!

Continua depois da publicidade

Espero que tenham gostado dessa super dica! Aproveitem o tempo livre e experimentem!!

Continua depois da publicidade